Pela primeira vez, depois de 40 anos, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) coloca em exposição os manuscritos da única tradução do corpus da obra de Platão, feita diretamente do grego para a língua portuguesa, de autoria de Carlos Alberto Nunes, tio do professor emérito da UFPA Benedito Nunes, que faleceu no último dia 27 de fevereiro, em Belém. Os manuscritos encontravam-se guardados no cofre do setor de Obras Raras da Biblioteca Central e, agora, poderão ser vistos pelo público.
A exposição, comemorativa ao dia do Bibliotecário, 12 de março, é uma homenagem a Benedito Nunes.
“Ele é o mestre que ajudou a formar os primeiros bibliotecários do Pará, lecionando a disciplina Evolução do Pensamento Filosófico e Científico, nos idos dos anos 60”, conta a diretora da Biblioteca, Maria das Graças Pena.
“Com este evento, a classe bibliotecária manifesta seu reconhecimento à grande obra e à vida acadêmica de Benedito Nunes, além de expressar o fascínio pela literatura do filósofo”, afirma Maria das Graças. A diretora da Biblioteca lembra que a paixão pelos livros tornou Benedito Nunes um bibliófilo por excelência.
A exposição foi organizada pela diretora da Biblioteca Central da UFPA, Maria das Graças Pena, em conjunto com as bibliotecárias Nádia Regina Mota, da Divisão de Restauro; Suely Paraense Vidal, da Divisão de Referência; Lucila Obando Maia, responsável pela Coleção de Obras Raras; e pela técnica Francinete Hounsell de Almeida, da Divisão de Projetos e Convênios, a qual foi responsável pelo arranjo e organização do evento.
Brinde – Quem visitar a exposição será presenteado. Segundo Maria das Graças, será distribuída aos visitantes a separata da entrevista Roteiro de livros de um sábio paraense, concedida pelo professor Benedito Nunes ao jornalista Lúcio Flávio Pinto e publicada no jornal A Província do Pará, em 26 de maio de 1991.
Serviço:
Exposição - Encontro de Benedito Nunes e Platão na Biblioteca da UFPA
Data: De 16 a 31 de março de 2011.
Horário: 8h às 20h.
Local: Hall da Biblioteca Central da UFPA, na Cidade Universitária José da Silveira
Netto-Campus Básico, no bairro Guamá, Belém.
Texto: Diretoria da Biblioteca Central da UFPA.