sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMO ESTIMULAR A LEITURA DOS JOVENS? DANDO LIVROS CENSURADOS E PROIBIDOS.

Fonte: Revista Superinteressante

Felipe van Deursen 25 de maio de 2012

Um projeto americano quer mostrar que a ideia manjada da tentação pelo que não é permitido também funciona com literatura.


Diga o seguinte a uma criança pobre, com poucas perspectivas e quase nenhuma vontade e estímulo de qualquer contato com literatura: “Que tal ler uma das melhores obras do século 20?”.

cri cri cri

Dificilmente terá sucesso. Agora tente dizer: “Esse livro foi proibido porque tem um tiquinho assim de sacanagem.”

É com essa ideia simples que o projeto The Uprise Books pretende levar grandes livros a jovens e crianças carentes: em vez de dizer que O Grande Gatsby é o livro definidor da década de 1920, da era do jazz e blábláblá, dizer que ele foi polêmico, fala de festas, bebedeiras e, sim, é legal.

Basta os estudantes acessarem o site, buscar por livros que foram banidos (ou que motivaram pedidos de proibição nas prateleiras) e fazer o pedido, que é entregue de graça.


(crédito da imagem: See-ming Lee)

terça-feira, 22 de maio de 2012

BIBLIOTECA CENTRAL RECEBERÁ SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO.

Nesta segunda-feira, 14, será assinada uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a presença do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, do diretor do Ibict, Emir Suaden, do pró-reitor de Relações Internacionais e coordenador do Projeto UFPA 2.0, Flávio Nassar, e a coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Maria Carmen Romcy de Carvalho. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Central, a partir das 9h.

A partir do acordo, a UFPA passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), gerido pelo Ibict, um programa de fácil uso que permite editar revistas científicas e de divulgação. Esta ferramenta contempla ações essenciais para a automação das atividades de editoração de periódicos científicos, permitindo uma melhoria na avaliação da qualidade da publicação e uma maior rapidez no fluxo das informações.

Para a diretora da Biblioteca Central (BC) da UFPA, professora Graça Pena, o uso do Seer pela UFPA proporcionará uma mudança de paradigma. “Este sistema será um novo canal para professores e alunos publicarem seus trabalhos científicos. Sem dúvida, será um grande avanço em se tratando de editoração de publicações aqui, na UFPA”, afirma a diretora, que ressalta, ainda, que a Universidade disseminará o conhecimento científico para toda a Amazônia, com o uso do sistema.

O pró-reitor Flávio Nassar explica que o Seer pode ser utilizado para editoração de revistas científicas, assim como para outros tipos de publicação. Segundo Nassar, a partir da assinatura do convênio com o Ibict, a Biblioteca Central da UFPA passa a ser a disseminadora desta nova tecnologia de editoração na Região Amazônica. “Se uma Universidade do Norte, seja pública, seja particular, quiser utilizar o Sistema, em vez de ir buscar o treinamento no Ibict, pode realizá-lo na UFPA, na Biblioteca Central”, explica o pró-reitor.

Portal UFPA 2.0 – O Portal 2.0, cujo coordenador é o pró-reitor Flavio Nassar, será um canal para a divulgação das publicações feitas a partir do novo Sistema de Editoração. O Portal ainda está em fase de construção, mas tem como objetivo, no futuro, oportunizar a utilização do Seer para produção de qualquer tipo de revista, como as de divulgação científica ou cultural. “Queremos difundir esta tecnologia para que alunos e professores possam criar uma espécie de ‘cultura da publicação’ e possam publicar e difundir seus trabalhos”, sintetiza.

Programação – Na segunda, a programação começa às 9h. Neste momento, o Seer será apresentado ao público, no auditório da Biblioteca Central. Às 11h30, será celebrado o Acordo de Cooperação entre a UFPA e o Ibict, pelo reitor Carlos Maneschy e o diretor do Ibict, Emir Suaden. Ao final da cerimônia de assinatura, será servido um coquetel.

Serviço

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a UFPA e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Dia: 14 de maio (segunda-feira)
Hora: a partir das 9h
Local: Auditório da Biblioteca Central, no Campus Básico da UFPA.
Evento aberto à comunidade universitária.
Para mais informações sobre o sistema, acesse o Portal do Ibict.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PONTOS DE ÔNIBUS EM BRASÍLIA VIRAM ESTAÇÃO CULTURAL E TÊM INTERNET GRÁTIS.

Fonte: G1

Edição do dia 16/05/2012

Quem não quiser usar o computador, pode acessar a internet no celular, com a rede sem fio. Tudo de graça. Ainda tem uma pequena biblioteca com livros que podem ser lidos ali mesmo ou podem ser levados para casa.

Geiza Duarte
Brasília

Surgiu em Brasília uma solução para tornar mais agradável aquele tempo que o brasileiro perde esperando a condução nos pontos de ônibus. A ideia de espalhar livros começou há algum tempo, mas agora tem tecnologia também. A parada de ônibus virou uma estação cultural. Tem até internet para os passageiros.

O olhar atento é de quem ainda não está muito familiarizado com a novidade, mas já que o computador está à disposição vale à pena fazer uma adaptação para usar o teclado virtual. É um convite ao aprendizado. “Eu sou analfabeto nesse negócio de informática. Tem muito pouco tempo que eu só sei o elementar, que foi o que eu fiz aqui. E o elementar funcionou”, comenta o livreiro Ivan Presença da Silva.

É uma estação cultural no meio da parada de ônibus. E quem não quiser usar o computador, pode acessar a internet no celular, com a rede sem fio. Tudo de graça. “Aqui eu atualizo as últimas notícias e continuo conectado mais uns minutos até chegar em casa”, conta o técnico de informática Thomás Sauro. “Vai fazer com que os usuários de ônibus tenham uma espera mais tranquila, mais divertida e mais cultural”, aposta o advogado Fabrízio Morelo.

Ainda tem uma pequena biblioteca com livros que podem ser lidos ali mesmo ou, se o leitor preferir, pode levar pra casa e devolver quando quiser. “Dificilmente, você tem tempo de ler no ônibus e você pode estar folheando um livro que você pega aqui”, diz a estudante Eduarda Silvino.

Por enquanto, só três paradas de ônibus ganharam as mini estações culturais. É uma fase de testes, mas a proposta é inaugurar outras 37 estações em vários pontos da cidade até a Copa do Mundo de 2014. O projeto teve apoio de empresas públicas e de uma fundação.

O idealizador do projeto é Luiz Amorim, filósofo autodidata e dono de açougue. Tudo começou quando, aos 16 anos, ele aprendeu a ler e se apaixonou pela literatura. Montou uma banca no açougue e passou a emprestar os livros que tinha. Há cinco anos, ele espalhou estantes cheias de livros pela cidade e agora o sonho de compartilhar conhecimento cresceu.

Londres já colocou em funcionamento um projeto semelhante, de livre acesso à internet, em toda a rede de metrô.

Por falar em internet, em meio a toda essa repercussão do caso da atriz Carolina Dieckmann, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) um projeto que torna crime invadir computadores.

A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa. A punição será dobrada no caso de roubo de e-mails privados ou comerciais e pode aumentar ainda mais se o conteúdo for distribuído. O texto segue agora para o Senado.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

THE LYELL COLLECTION: CONHEÇA E AVALIE PERIÓDICOS E LIVROS ELETRÔNICOS.

A Dot.Lib, na condição de representante oficial no Brasil da Sociedade Geológica de Londres - The Geological Society of London (a mais antiga e uma das mais respeitadas sociedades geológicas do mundo) - gostaria de lhe oferecer a oportunidade de conhecer e avaliar gratuitamente, até o dia 07/06/2012, os periódicos e livros eletrônicos que fazem parte da The Lyell Collection, seguramente uma das maiores coleções integradas de literatura em ciências da terra atualmente disponíveis.

The Lyell Collection oferece acesso a cerca de 25.000 artigos arbitrados e 240.000 páginas de alguns dos principais periódicos dedicados às ciências da terra, dentre eles Journal of the Geological Society, Quarterly Journal of Engineering Geology and Hydrogeology e Geochemistry: Exploration, Environment, Analysis, incluindo ainda o conteúdo de importantes séries bibliográficas dedicadas à geologia — como a renomada série Special Publications.

Saiba mais sobre a The Lyell Collection e cadastre-se GRATUITAMENTE para o recebimento de seus dados de acesso em nosso site: http://www2.marketingdotlib.com.br/hotsite/TGSL/lyell_collection.

Para mais informações:

terça-feira, 8 de maio de 2012

CONHEÇA AS MELHORIAS DA PLATAFORMA WEB OF KNOWLEDGE.

Mudança no processo de captura de referências citadas faz com que o usuário tenha uma visão mais clara e mais abrangente do impacto do trabalho.

Contexto adicionado:
Uma Captura de Dados Completa de Referências Citadas (Full Cited References Data Capture) dá aos usuários a capacidade de terem uma imagem mais exata das citações para um trabalho.
• As informações de citação encontram-se mais exatas, com adição de contexto e dados.
• Descrição bibliográfica mais completa em uma Pesquisa de Referência Citada (Cited Reference Search).
• Informações mais completas na Tabela de Pesquisa da Referência Citada (Cited Reference Lookup Table).

Aumento da Flexibilidade:
Pesquisa mais flexível e opções de apresentação da Pesquisa de Referência Citada (Cited Reference Searching) que permitem aos usuários procurar um artigo ou título de livros citados, além de apresentar todos os autores conhecidos e as respectivas posições.

Resultados mais abrangentes:
A truncagem à esquerda foi ativada, e o dicionário US/UK foi atualizado para que facilite aos usuários a busca de melhores resultados, que sejam mais relevantes para os seus termos de pesquisa. Com base em sugestões de usuários, o dicionário de sinônimos UK/US foi expandido.
A truncagem à esquerda será suportada em Topic Title UID e em campos de códigos de ID.
Conteúdo atualizado. A migração de dados INPI foi complementada para a nova plataforma, e o Medline foi atualizado para contemplar as mudanças do vocabulário MESH do NLM para o 2012.

Atualizações dos Relatórios de Utilização (Usage Reporting). 
Os administradores vão poder gerar um relatório de utilização acessível por uma hiperligação Open URL semelhante às hiperligações dos relatórios de utilização de outros editores. Estes novos relatórios podem ser encontrados nos relatórios das hiperligações por baixo da seção Relatórios Suplementares (Supplemental Reports) do WURS (Web of KnowledgeSM Usage Reporting System).

Opções mais convenientes, mais completas e mais exatas para a transferência de coleções da biblioteca.
O Sistema de Detenção de Hiperligações (Links Holding System) suportará importações de coleções de biblioteca em formato KBART (Knowledge Bases and Related Tools – Bases de Conhecimento e Ferramentas Associadas), uma iniciativa conjunta do UKSG (UK Serial Group) e da NISO (National Information Standards Organization).

Para mais informações, contate o seu representante Thomson Reuters ou o Serviço de Apoio ao Cliente.