quinta-feira, 18 de abril de 2013

O aniversário do incansável Monteiro Lobato.

Escritor, editor, tradutor, advogado, promotor, industrial e dono de Cia. de Petróleo. José Bento Renato Monteiro Lobato foi tudo isso em seus 66 anos de vida. Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato foi criado em um sítio que, mais tarde, o inspiraria a escrever as histórias de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde e Tia Anastácia.

Mas apesar de ter ficado famoso com seus escritos infantis – que tiveram o mérito de misturar o folclore brasileiro com mitologia grega, quadrinhos e cinema – Monteiro Lobato foi muito além do Sítio do Picapau Amarelo. Escreveu contos, artigos, críticas, prefácios, cartas, uma autobiografia e um romance chamado “Presidente Negro”. Disse ter recebido influência das fábulas de Esopo e de La Fontaine. E também de J.M. Barrie, autor de Peter Pan, e de Lewis Carroll, criador de Alice no País das Maravilhas.

Monteiro Lobato também foi o pai do popular Jeca Tatu (que depois ganharia força como garoto propaganda do Biotônico Fontoura). E traduziu, entre outros, Conan Doyle e Jack London, ambos nos anos 1930. Foi incansável, inigualável, insuperável no que se refere à literatura infantojuvenil brasileira. Justamente por isso, em 2002, ano dos 120 anos de seu nascimento, foi instituída uma lei que firmou o aniversário de Monteiro Lobato como o Dia Nacional da Literatura Infantil. Dia de incentivar ainda mais a leitura dos pequenos. Aliás, se precisar de alguma dica, a L&PM tem vários livros para crianças.


Monteiro Lobato e as crianças para as quais ele escrevia.

Fonte: LPM.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Livros empoeirados? Conheça a biblioteca do futuro.

Biblioteca recém-inaugurada é diferente de qualquer coisa já vista em estruturas parecidas.

Os livros são encontrados e entregues aos visitantes com a ajuda de robôs.

São Paulo – Quando visita-se uma biblioteca é comum precisar caminhar por vários corredores em busca do título preferido e, naquelas com manutenção precária, você também pode dar alguns espirros com a poeira. Algumas mais informatizadas até indicam o caminho a seguir para encontrar a obra desejada. Mas nenhuma delas é como a Biblioteca James B. Hunt, da Universidade da Carolina do Norte.

Enquanto muitos decretaram o fim das bibliotecas como consequência inevitável da era digital, a estrutura impressionante da Hunt mostra um outro caminho, ressalta uma reportagem do site Fast Company. Recém-inaugurado, o edifício que abriga os livros impressiona o visitante assim que é avistado. O design foi criado pelo escritório norueguês Snøhetta e foge da tradicional “arquitetura caixa de sapato”.

Há na Hunt também o já conhecido terminal de busca de livros, mas o bookBot deixa qualquer sistema conhecido no chinelo. Assim que um usuário realiza o pedido da obra no catálogo digital, um robô é ativado num sistema de delivery que automaticamente busca o livro.

A tecnologia utilizada não é nova e já é implementada em indústrias, mas o uso para uma biblioteca é uma novidade. É até possível acompanhar os robôs enquanto eles buscam os livros pedidos. O vídeo abaixo mostra o equipamento em funcionamento, além de outras estruturas digitais impressionantes da biblioteca.

Fonte: Exame.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Edição portuguesa da ‘Granta’ estreia com textos inéditos de Fernando Pessoa.



A primeira edição da versão portuguesa da revista “Granta” trará textos inéditos de Fernando Pessoa. Cinco sonetos do poeta lusitano, apresentados pelos pesquisadores Jerónimo Pizarro e Carlos Pitella-Leite, estarão na publicação, que tem o objetivo de “publicar bons textos literários inéditos", segundo o jornalista Carlos Vaz Marques, responsável pela revista literária. Marques ainda acrescentou que o interesse é publicar um trabalho inédito de escritor desaparecido por cada número, mas também serão encomendados outros textos de autores da língua portuguesa. "Sabemos que uma parte importante do trabalho literário surge, muitas vezes, de estímulos externos, e pretendemos ser essa centelha que acende o rastilho de autores com talento e coisas para dizer", disse o jornalista à agência de notícias Lusa.

Fonte: Bahia Notícias.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Poema de Charlotte Brontë é vendido por 92 mil libras.

Um poema de Charlotte Brontë (irmã de Emily Brontë, autora de O morro dos ventos uivantes) foi vendido num leilão da Bonhams Fine Art Auctioneers & Valuer por 92 mil libras. Datado pela própria autora como sendo de 14 de dezembro de 1829 (quando Charlotte tinha apenas 13 anos), o poema possui menos de 8 centímetros – o que torna sua leitura difícil sem uma lente de aumento – e fazia parte da coleção particular do poeta e acadêmico Roy Davids, que também incluia manuscritos de John Keats, Robert Burns, T.S. Eliot, Lord Byron e outros.



O valor alcançado pelo poema foi o mais alto pago por qualquer um de seus trabalhos que já foi à leilão. Segue abaixo a transcrição do pequeno manuscrito:

I’ve been wandering in the greenwoods by Charlotte Brontë

I’ve been wandering in the greenwoods
And mid flowery smiling plains
I’ve been listening to the dark floods
To the thrushes thrilling strains

I have gathered the pale primrose
And the purple violet sweet
I’ve been where the Asphodel grows
And where lives the red deer fleet.

I’ve been to the distant mountain,
To the silver singing rill
By the crystal murmering mountain,
And the shady verdant hill.

I’ve been where the poplar is springing
From the fair Inamelled ground
Where the nightingale is singing
With a solemn plaintive sound.


A L&PM está preparando uma surpresa para os fãs da autora: no segundo semestre, será lançado uma edição de Jane Eyre, o romance mais célebre de Charlotte Brontë, na Coleção L&PM Pocket.
Fonte: LPM.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desafio Educar para Crescer: um livro por mês!

Quem lê adquire cultura, escreve melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e melhora o desempenho escolar. Mas, em média, cada brasileiro lê menos do que cinco livros por ano, incluindo nesse número a Bíblia e livros didáticos.

Não é à toa que “ler mais” ocupa o topo da lista de resoluções de ano novo de muitos, inclusive da redação do Educar para Crescer. Nossa meta é de um livro por mês – o que parece bem razoável, mas sem disciplina, a televisão, o cinema e o computador podem roubar os minutos livres e botar tudo a perder. Já é dia 1 de Fevereiro e poucos de nós conseguimos cumprir a meta…

Por isso, resolvemos retomar o Desafio Um Livro por Mês e convidar vocês, leitores, a encararem essa com a gente.



Dica de leitura é o que não falta! Se está sem ideia do que ler, consulte nossos especiais:

Biblioteca Básica
Sugestões mensais de leitura para crianças de 2 anos até adolescentes de 18.
http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

Clássicos imperdíveis
Não deixe de consultar também os 100 clássicos essenciais da Literatura Nacional e outros 100 da Literatura Mundial selecionados pela Revista Bravo!

Que livro fez a sua cabeça?
Inspire-se com os livros que marcaram a vida de personalidades e leitores.
http://quelivro.tumblr.com/

Volta ao mundo em (+ de) 80 livros
Escolha um destino no mapa e viaje para lá nas asas de um livro.
http://educarparacrescer.abril.com.br/viagem/

10 livros essenciais para adolescentes
Fernando Meirelles, Moacyr Scliar, José Mindlin e outras personalidades brasileiras escolhem os livros fundamentais para adolescentes.
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/livros-essenciais-adolescentes-409852.shtml

10 livros indispensáveis para estudantes
Ziraldo, Ruy Castro, Moacyr Scliar e outros escritores brasileiros escolhem os livros fundamentais na pré-adolescência
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/10-livros-indispensaveis-390285.shtml

Como vai funcionar o desafio?

Fazer dieta, exercitar-se mais, alimentar-se melhor… Mesmo as pessoas mais disciplinadas podem desanimar ao longo do ano e deixar suas metas de lado, mas se nos comprometermos com outros amigos a coisa fica mais fácil. Um incentiva o outro a seguir firme na resolução e conquistam juntos aquilo que desejavam.

O Educar para Crescer vai criar um espaço para que todos possam compartilhar sua paixão pelos livros e se ajudar a cumprir o desafio. Na página do Educar no Facebook, tem um álbum com uma imagem para cada mês. Assim, todos poderão acompanhar o que os outros estão lendo e relatar seu progresso. Ao final de 2012, estaremos mais cultos e felizes por cumprir ao menos uma das resoluções de ano novo! Acesse o álbum aqui. Para aceitar o desafio, é só começar a ler! Também criamos um evento virtual no Facebook para trocarmos mais dicas: clique aqui para confirmar sua presença!

Não se esqueça de dividir com a gente suas leituras e de chamar os filhos, os amigos, os irmãos, os sobrinhos…
Vamos nessa?
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Record-a-poem.

Que tal fazer uma gravação dos seus poemas favoritos? A Poetry Foundation permite que você faça o upload dos arquivos que estão no seu computador ou que você poste diretamente via SoundCloud.


Fonte: Poetry Foundation

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Download do Livro História do Pensamento Geográfico.

Foi disponibilizado para download gratuito, no site da editora Cultura Acadêmica, o livro História do Pensamento Geográfico e Epistemologia em Geografia.

HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO.

O livro eletrônico (e-book), publicado em 2010, é de autoria de Paulo R. Teixeira de Godoy com o apoio de outros profissionais da área. São 289 páginas de ricas informações. O livro é em português.

O objetivo da publicação é reunir as contribuições de docentes e pós-graduandos em geografia, em torno de dois grandes eixos temáticos: história do pensamento geográfico e epistemologia em geografia.
DOWNLOAD DO LIVRO DIGITAL

 
Para baixar o livro em PDF (1,14 MB), clique aqui ou na imagem acima. Para fazer o download é necessário fazer um breve cadastro gratuito.
Eu fiquei sabendo da disponibilidade deste livro pelos twittes do MundoGeo e do meu amigo Luís Lopes.

Confira também estas outras publicações, na maioria livros, disponíveis gratuitamente em PDF ou para leitura online:

Cursos Online ProQuest e ebrary – Abril 2013.

Não perca essa oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre suas bases de dados de pesquisa acadêmica e livros eletrônicos! Inscreva-se para os cursos online da ebrary e ProQuest no mês de abril.

Nossos cursos online são gratuitos e abertos a todos os interessados. Divulgue essa oportunidade para os colegas, professores e alunos de sua instituição.

Dica do Mês: Tutoriais online da ProQuest e ebrary em português. Saiba mais.

ProQuest

Registros MARC e Listas de Títulos
Terça-feira, 16 de abril, 11h
Clique aquí para se registrar

Através do Módulo Administrativo ProQuest, é possível obter informações sobre as publicações assinadas, como listas de títulos e registros MARC, que podem lhe ajudar na avaliação e promoção de suas coleções eletrônicas.

NOTA: Curso para administradores de ProQuest.

Administração e Aquisição na ebrary
Terça-feira, 09 de abril, 15h
Clique aquí para se registrar
O módulo de administração da ebrary permite selecionar e adquirir títulos individuais de acesso perpétuo, assim como obter estatísticas de uso, listas de títulos e registros MARC de suas coleções.
NOTA: Curso para administradores de ebrary

ebrary - Busque, Encontre e Use e-books
Quarta-feira, 17 de Abril, 14h
Clique aquí para se registrar
A ebrary dispõe de poderosas ferramentas para descobrir, usar e gerenciar o conteúdo de e-books, e inclui em sua coleção títulos de mais de 500 das mais influentes editoras do mundo. Esse seminário é uma introdução aos conteúdos e funcionalidades da ebrary.

Atenção: Ao realizar sua inscrição, você receberá uma mensagem com as instruções para assistir ao curso, incluindo a senha de acesso. Caso não receba o e-mail de confirmação em até 24 horas, verifique sua caixa de spam, ou entre em contato conosco.

Para ver a lista completa de cursos, registrar-se ou assistir a cursos anteriores gravados, consulte nossa página: http://www.proquest.com/go/webinars.

DICA DO MÊS:

A equipe de treinamento da ProQuest desenvolve uma série de guias de uso de suas bases de dados, disponíveis para consulta online, conhecidos como LibGuides. A fim de atender a demanda de informação de nossos clientes e usuarios no Brasil, lançamos uma versão de nossos LibGuides em português.

Agora, você poderá consultar a programação de cursos e eventos, e ter acesso a tutoriais e documentação técnica das bases de dados ProQuest e ebrary, a partir de uma única página: http://proquest.libguides.com/portugues

Agradecemos seu interesse pela ProQuest e ebrary!

Andréa Gonçalves, Gerente de Relacionamento - América Latina
andrea.goncalves@proquest.com
 
Fonte: BCUFPA.

Oscar Wilde dá conselhos a jovem escritor em carta recém-descoberta.

Uma carta escrita pelo irlandês Oscar Wilde (1854-1900), com conselhos a um jovem escritor, foi descoberta na parte de trás de um velho guarda-roupa, na Inglaterra, de acordo com o jornal britânico "The Telegraph".

O documento, com 13 páginas, não está datado, mas estima-se que tenha sido escrito por volta de 1890, quando Wilde se tornava famoso.

Dirigida a um aspirante a escritor cuja identidade ainda não é conhecida, a carta aconselhava a não depender da escrita para sobreviver. "O melhor trabalho na literatura é sempre feito por aqueles que não dependem dela para ganhar o pão de cada dia", escreveu Wilde.

Juntamente com a carta foi encontrado o primeiro rascunho do soneto "The New Remorse" ("O novo remorso"), publicado por Oscar Wilde --sob outro título-- em 1887.

Os dois documentos pertenciam ao dono de uma cervejaria vitoriana que, ao longo dos anos, recolheu cartas autografadas e manuscritos.

Reprodução.
O escritor irlandês Oscar Wilde.

Fonte: Folha de São Paulo.

Palavra Cantada anima o público infantil da Feira do Livro.

As crianças terão programação garantida na Feira Pan-Amazônica do Livro, no dia 4 de maio com a apresentação da Palavra Cantada. A dupla formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, que há 18 anos criam, compõem e cantam única e exclusivamente para o público infantil, retorna a Belém depois de uma apresentação, feita em 2002, a primeira durante a Feira, e totalmente gratuita.

O publico vai poder prestigiar o novo show da dupla, “Aventuras Musicais”, com os personagens Sandreca e Pauleco, que trarão tanto os grandes sucessos, como também músicas inéditas da Palavra Cantada. Sandra e Tatit ressaltam que é um prazer para ambos se apresentarem na novamente Feira Pan-Amazônica do Livro, que tem como principal atrativo, para eles, a diversidade de público. "Gostamos de cantar não apenas para crianças, mas de encantar também os pais", contam.

A música é o elemento central dos shows da Palavra Cantada, acrescida aos instrumentos e à movimentação de palco como elemento cênico. As apresentações são marcadas por canções infantis, que primam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças.

A Palavra Cantada começou em 1994, com o lançamento do CD 'Canções de ninar'. Antes de formarem uma dupla, Sandra e Tatit, já eram amigos, e a iniciativa de criar a Palavra Cantada se deu quando ela voltou dos Estados Unidos admirada com um disco para bebês que ouvira por lá. De volta ao Brasil, propôs a Paulo seguir o mesmo tipo de trabalho. Até então, ambos tinham seus próprios trabalhos e compunham jingles e trilhas sonoras para os programas de TV.

Paulo Tatit é irmão do compositor Luiz Tatit, arquiteto de formação e ex-integrante do Grupo Rumo, um dos expoentes da vanguarda paulista – movimento cultural que ocorreu em São Paulo nos anos 70 e 80. Ele é o compositor de grande parte das músicas da Palavra Cantada. Sandra é pianista e compositora formada pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

A dupla já foi premiada por vários álbuns, entre eles o 'Canções Curiosas', que em 1998 recebeu o prêmio Sharp e foi divulgado em outros países, tendo inclusive uma versão em espanhol. Além disso, a já fez parcerias com ícones da MPB, como Arnaldo Antunes e Fernanda Takai.

Serviço:
Apresentação da Palavra Cantada, dia 04 de maio, durante a programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. Entrada Franca.

Fonte: Agência Pará.