A Biblioteca Central da UFPA Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, completou 49 anos no dia 19 de dezembro de 2011. Em todos esses anos vem cumprindo sua missão de prover e disseminar informação de modo presencial e virtual, contribuir para a formação profissional e do espírito de cidadania à comunidade universitária.
A Biblioteca Central ao abrir suas portas recebe aproximadamente dois a três mil leitores todos os dias que percorrem as filas de estantes de livros e freqüentam seus salões de leitura. São alunos, professores, servidores e bibliotecários que a prestigiam e fazem dela um centro dinâmico de conhecimento.
Maria das Graças Pena é servidora da Biblioteca há 36 anos e em período alternado, assume a segunda gestão na função de Diretora (1997 – 2001 e 2009- 2013). “É uma honra, um orgulho, trabalho na biblioteca há 36 anos e é como se eu estivesse entrado em concurso ontem, eu me apaixono, me envolvo muito e tenho um interesse muito grande em que as coisas funcionem da melhor forma possível.” Diz a Diretora da Biblioteca Central.
“Ao longo desses 36 anos tive o privilégio de acompanhar as várias fases de um desenvolvimento e o crescimento da biblioteca, quando aqui ingressei como aluna e como servidora quando não havia tecnologia e o trabalho era todo manuscrito, abríamos livros enormes para localização de assuntos, para pesquisas bibliográficas.” Conta Graça Pena.
A Diretora divide a história da biblioteca em 3 fases:
A primeira etapa que era manuscrita, com uso dos recursos da datilografia e atendimento presencial e manual. A segunda era mecanizada ou semi automatizada em que se usavam cartões perfurados (o registro do movimento da biblioteca e o registro das primeiras obras começaram a ser feitas em planilhas para depois ingressar em um banco de dados). E hoje ingressamos na era da informatização total com o uso de um sistema inteligente e moderno para gerenciamento dos serviços técnicos de produção, de movimentação de obras.
Hoje a Biblioteca trabalha com a Tecnologia da Informação e está conquistando um espaço maior de uma forma acelerada, procurando capacitar e aperfeiçoar tecnicamente a equipe e melhorar o desempenho para a biblioteca, cuja função principal é prover e distribuir informação em qualquer suporte em que ela esteja.
Em 2012 a Biblioteca Central comemora 50 anos, existe uma série de eventos que estão sendo planejados para o decorrer do ano de 2012 como, palestras, oficinas e cursos, em cada mês uma atividade temática alusiva a datas comemorativas bem como uma edição comemorativa ao cinqüentenário.
O grande desafio para os próximos anos é um espaço maior na internet, a formação do acervo digital com um número cada vez maior de obras,mediante a digitalização do acervo e documentos eletrônicos, incrementar a biblioteca digital, em serviços e produtos digitais para atingir o maior número de usuários, “Queremos uma biblioteca sem fronteiras, oferecendo alternativas para que usuários acessem e obtenham informação da forma mais veloz possível.” Afirma a diretora Graça Pena.
Assessoria de Comunicação da Biblioteca Central UFPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário