A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA) recebeu uma doação de edições em Braille e em letras aumentadas para atender pessoas com deficiência visual. A doação foi feita pelo Senado Federal, durante o encerramento da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.
Estiveram presentes no ato de doação o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (SEEP) do Senado Federal, Florian Madrugada, e a diretora de Edição da Editora da Câmara Federal, Clara Bicudo, os quais representaram o presidente do Senado, Senador José Sarney. Em nome da UFPA, estava a diretora da Biblioteca Central, Maria das Graças Pena, e a bibliotecária Carmecy Ferreira de Muniz. Representando o Instituto Álvares de Azevedo e a Associação das Pessoas com Deficiência de Bragança (ABRADEF), a deputada estadual Simone Morgado.
Edições - Entre as doações, um total de dez títulos em Braille: Constituição do Estado do Pará; Código de Defesa do Consumidor; Lei Maria da Penha; Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente; Guia Legal do Portador de Deficiência Visual; Lei de Diretrizes e Bases; Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Jornal do Senado e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
A diretora da Biblioteca Central agradeceu a doação das duas editoras. Maria das Graças Pena ressaltou, também, a qualidade e a pertinência dos temas abordados nas publicações em relação à carência de obras e o preenchimento de lacunas bibliográficas em Braille.
Ao saber da existência de um aluno com deficiência visual, matriculado no curso de Matemática da UFPA, a Editora do Senado, na ocasião, comprometeu-se em estudar a possibilidade de edição de novos títulos na área das Ciências Exatas.
Texto e foto: Divulgação / Biblioteca Central
Fonte: ASCOM / UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário