sexta-feira, 17 de maio de 2013

12 bibliotecas digitais de Ciências Humanas.

Olá leitores!

As ciências humanas, devido as suas bases, assim como a condição humana em si, tem um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que engloba características teóricas em ramos tais como linguística, gramática e filosofia, engloba características práticas através do jornalismo, comunicação social e direito, e também engloba características subjetivas quando entra no ramo da arte.

Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreensão do mundo, não se pode viver.

Segue lista das 12 bibliotecas digitais:

Bibliotecas Virtuais Temáticas – PROSSIGA

http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/

Coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na internet, sobre determinadas áreas do conhecimento. Elas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos na Internet.

Na área de ciências humanas, disponibiliza as bibliotecas virtuais de: artes cênicas, mulher, estudos culturais e literatura. Também disponibiliza a Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, grande educador brasileiro.

Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo

http://www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm

O setor do Acervo História da Assembleia Legislativa de São Paulo disponibiliza para consulta mais de 350 mil página de documentos originais relacionados à história do legislativo paulista (e, por extensão, um pouco da história política do Estado de São Paulo). Disponibiliza para download as publicações da Alesp, como o catálogo do Acervo História e sua revista; a Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa de São Paulo; publicações sobre a atuação legislativa de personalidades como as de Caio Prado Júnior, Prudente de Moraes, etc.

Biblioteca Digital do Senado Federal

http://www2.senado.gov.br/bdsf/

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Biblioteca Virtual da América Latina

http://www.bvmemorial.fapesp.br

Desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

http://www.direitoshumanos.usp.br

Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. São abrangidos textos de Direitos Humanos elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo governo brasileiro, todos em português.

Biblioteca On Line do SEBRAE

http://www.biblioteca.sebrae.com.br

Espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Há muitos textos e cartilhas que explicam detalhes dos vários tipos de negócios e fornecem dicas importantes para o empreendedor.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV

http://cpdoc.fgv.br

O site (e o centro de pesquisa) é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Apresenta uma série de conteúdos, tais como os dossiês sobre a história do Brasil (50 anos de Brasília, anos JK, Jango e Era Vargas); entrevistas de história oral (a maior parte voltada para o estudo da trajetória e desempenho das elites brasileiras desde os anos de 1930).

Biblioteca do IBGE

http://biblioteca.ibge.gov.br

A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.

Em Periódicos RBG e RBE, pode-se acessar o conteúdo das duas revistas publicados pelo IBGE: a Revista Brasileira de Geografia (de 1939 a 1995) e a Revista Brasileira de Estatística (de 1940 a 2000).

Biblioteca Digital Paulo Freire

http://www.paulofreire.ce.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que visa divulgar a produção do educador Paulo Freire.

Observatório de Educação em Direitos Humanos – UNESP

http://unesp.br/observatorio_ses/index_cat3_areas.php

O observatório existe desde 2007 e está ligado à UNESP. No site é possível encontrar um farto material sobre o tema. Em “Biblioteca”, encontram-se artigos, livros, revistas e cartilhas.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

http://www.cervantesvirtual.com

É possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

Biblioteca Virtual de Literatura

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/literatura/

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

Aproveite para compartilhar!

Fonte: Canal do Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário