domingo, 30 de junho de 2013

Servidoras apresentam pesquisa em evento nacional de biblioteconomia.


 As servidoras Maria Elvira Rodrigues Coelho, arquivista do Instituto de Geociências, e Elisangela Silva Costa, bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, tiveram um artigo aceito para ser apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, que será realizado na cidade de Florianópolis, entre os dias 7 e 10 de julho de 2013. As duas servidoras são, respectivamente, autora e coautora do trabalho intitulado Centro de memória digital das geociências /UFPA- promove a informação e disponibiliza no website, faz parte da área temática Tecnologias de informação e comunicação – um passo à frente.

O artigo descreve a experiência do Centro de Memória do Instituto de Geociências (Cemig) da UFPA, projeto vinculado ao Instituto de Geociências, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex). O trabalho apresenta o website do Cemig, abordando seus diversos links.

Reconstruindo a Memória - De acordo com as servidoras, constata-se que o projeto está, gradativamente, reconstruindo a memória das Geociências no Pará e ganhando reconhecimento perante a comunidade interna e externa à UFPA, prova disto são as diversas matérias jornalísticas locais sobre o Cemig.

Outro trabalho aprovado intitula-se A utilização de uma cartilha em formato de mangá para a otimização do uso da biblioteca escolar Ana Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas (EEEGM Dr. Freitas), o qual tem como autora a bibliotecária Elisangela Silva Costa.

Congresso - O evento, que tem como tema central “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação”, oportunizará a reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos e seus impactos sobre o fazer do profissional e sobre a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação, com um programa científico bastante intenso e atual.

O evento contemplará a realização de conferências, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, workshops, eventos simultâneos. Atividades que darão a oportunidade das servidoras de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das bibliotecas, da informação e dos usuários, e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação.

É a quarta vez que são aceitos e aprovados, em eventos nacionais, trabalhos que envolvem a área do conhecimento arquivologia, em que o campo interdisciplinar prevalece. De acordo com as servidoras selecionadas, é preciso estar atualizado com a plataforma tecnológica existente e com os sites institucionais, acadêmicos e governamentais, disponíveis na internet, bem como conhecer os princípios da moderna administração da instituição em que se atua como profissional.
Fonte: Portal da UFPA.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Nova edição da Revista Cultura e Extensão USP tem entrevista com diretor da Brasiliana USP.

A Revista Cultura e Extensão USP – publicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – chega à nona edição com artigos inéditos sobre projetos de cultura e extensão da Universidade e uma entrevista com o diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Pedro Puntoni, que fala sobre os planos e desafios desse novo espaço de cultura da USP. Outra novidade é a publicação de artigos de universidades convidadas. A publicação está disponível para download neste site.

O volume 9 da revista traz oito artigos de diferentes áreas do conhecimento, que mostram a abrangência da área de extensão na Universidade. Três projetos educativos estão em pauta: um deles é o programa de capacitação de gestores públicos no gerenciamento de resíduos da arborização urbana, desenvolvido no Laboratório de Movelaria e resíduos Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. De acordo com as pesquisadoras Adriana Maria Nolasco, Ana Maria de Meira e Carolina Gatti, autoras do artigo, a gestão de resíduos de poda e remoção de árvores é um grande problema dos municípios paulistas e estudos anteriores apontaram a necessidade de uma melhor formação dos gestores públicos nesse assunto.

Outro projeto nesse sentido vem da área da saúde: as pesquisadoras Lívia Pinheiro Machado e Rosmaria Almeida de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mostram os resultados de um trabalho realizado no Hospital e Maternidade Celso Pierro, hospital-escola da PUC-Campinas, que orientou médicos e enfermeiros dos setores de Pronto Socorro e Centro Cirúrgico na montagem e utilização do balonete endotraqueal, suporte ventilatório mecânico cujo manuseio incorreto pode provocar diferentes lesões nos pacientes.

O artigo “Educação, Ciência e Extensão”, da professora Martha Marandino, docente da Faculdade de Educação da USP, discute algumas das ações promovidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência (GEENF), da FE-USP. O grupo, criado em 2002, mantém diversas parcerias com instituições museológicas e de pesquisa tendo em vista o desenvolvimento de ações no campo da educação não formal e da divulgação em ciência.

Destaque também para projetos na área da cultura: Claudio Possani, docente do Instituto de Matemática e Estatística, fala sobre a criação do Giro Cultural USP, programa de visitas monitoradas aos acervos e museus da USP. Já o especialista em museologia, Maurício Cândido da Silva, discute as novas estratégias de trabalho adotadas pelo Museu de Anatomia Veterinária para o desenvolvimento de suas ações.

Também ganhou espaço nesta edição a iniciativa interdisciplinar concebida no âmbito do programa Envelhecer Sorrindo. A partir de uma parceria entre a Faculdade de Odontologia (FO) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, veio a ideia de promover experiências artísticas com idosos na sala de espera do atendimento odontológico. Os resultados foram positivos: “os pacientes se apresentavam menos ansiosos para as consultas. (…) O tempo clínico rendeu mais e os pacientes se mostraram mais felizes”, relatam os professores Roberto Chaibj Stegun (FO), Maria Luiza Arantes Frigerio (FO), Eduardo Coutinho (ECA)e os estudantes Letícia de Paula Venâncio (ECA), Amanda Tavares Dias (ECA), Larissa Bergoli Galeazzi (FO) e Suzana Y. Nakamura (FO), autores do artigo.

Completam a revista os artigos “Simulacro Made in China: Relatos e Origens da Imagem e Transformação”, da pesquisadora da Université Paris 1, a doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Christiane Wagner, e o texto “A Interpretação Quântica do Mundo”, de Valter Luiz Líbero, docente do Instituto de Física de São Carlos e diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Mais informações: (11) 3091-3250, site www.prceu.usp.br

Fonte: Portal USP.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

É dia de Jean-Paul Sartre.

Jean-Paul Sartre nasceu no início do verão parisiense, em 21 de junho de 1905. Livre pensador, filósofo, escritor, dramaturgo, foi uma das personalidades mais marcantes do século XX, ao lado de sua companheira, Simone de Beauvoir. A última obra que produziu foi o grande ensaio “O idiota da família”, uma incrível biografia do escritor Gustave Flaubert, dividida em três generosos volumes. “O idiota da família” será publicado pela primeira vez em português pela L&PM Editores. O primeiro volume sai ainda este ano.

Jean-Paul Sartre em 1906, aos 8 meses.

Simone e Sartre em momento 007 em junho de 1929.

Simone e Sartre em um encontro com Che Guevara em 196.

Sartre sentado nas dunas de Nida, na Lituânia, em 196.

Sartre e Michel Foucault durante passeata em maio de 1968. “Sou testemunha, estou aqui para testemunhar a história”, disse ele.

Simone e Sartre no Rio de Janeiro em 1969.

De Jean-Paul Sartre, a Coleção L&PM Pocket publica A imaginação e Esboço para uma teoria das emoções. A editora também possui em seu catálogo Sartre – uma biografia e Sartre, livros de Annie Cohen-Solal, considerada a principal biógrafa do pensador.

Fonte: L&PM.

Treinamento Thomson Reuters/Junho 2013.

Prezado usuário:

Convidamos você para participar dos treinamentos online que serão oferecidos durante a última semana do mês de junho de 2013.

Por favor ler cuidadosamente as seguintes instruções:
Utilizaremos o Sistema Webex- Requerimentos técnicos.

1. Computador com caixa de som testada com antecedência (durante o curso, coloque o volume no máximo). Se possuir fones de ouvido, poderá utilizá-lo, mas não é necessário. Você ouvirá a apresentadora, mas enviará seus comentários apenas pelo Chat| do sistema.

2. Webex funciona com sistemas operativos e distintos browsers. Detalhes aqui.

3. No dia do curso, ingresse com 5/10 minutos de antecedência. O aplicativo Meeting Center se instalará automaticamente. Se o sistema o solicitar, digite a senha indicada na mensagem de confirmação e clique em Join.

Links de Inscrição para Cursos:


Inscreva-se através dos links. Por favor, escreva seu nome completo e, em seguida, a sua Instituição (como se fosse a segunda parte de seu sobrenome). Uma vez registrado no curso, você receberá uma mensagem automática (veja exemplo abaixo). Se o link de inscrição não abrir, por favor, copie e cole o endereço diretamente no browser. Verifique colar o endereço completo, caso contrário a página dará um erro.

Links:

26 de Junho às 9h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217749947&UID=1402449297&HMAC=efcee541d69a5ea33b1c21e0cf7b08985bb9cd9d&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

26 de Junho às 12h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217750407&UID=1402450432&HMAC=aed48e2270c6bdc077f62b2fe4935332b2a3f3c6&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

26 de Junho às 16h (Brasília) - Web of Knowledeg Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217760032&UID=1402486312&HMAC=619358d0a7b5f882a67a5a0b2984d75a6413284c&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

27 de Junho às 9h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217750817&UID=1402455632&HMAC=bc52adbfba3c5d75137d4c1ff12c44309ae12feb&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

27 de Junho às12h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217751197&UID=1402456417&HMAC=0887cf39bba2ac89a28935d99e84a61b8c80c83c&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

27 de Junho às 16h (Brasília) - Web of Knowledeg Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217760042&UID=1402486367&HMAC=4b0688054e959ca3092f4453f2e07b489cdf9555&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

28 de Junho às 9h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)


https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217751352&UID=1402459092&HMAC=4fec62434c367533d2116b5f0895047c61e2caf3&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

28 de Junho às 12h (Brasília) - Web of Knowledge Endnote Basic (antigo Endnote Web)

https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217751877&UID=1402459407&HMAC=0400219317eb0b8b599634bea034a291a65d2fc9&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

28 de Junho às 1 h (Brasília) - Web of Knowledeg Endnote Basic (antigo Endnote Web)


https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific-pt/k2/j.php?ED=217761247&UID=1402489497&HMAC=67993701be5a63d4a0098aa3caa304674617d78b&RT=MjQjMTY%3D&FM=1

Problemas de acesso ao curso? Ligue para Webex do Brasil : 08008914150

*

No dia do curso:

1. Ao clicar no link de acesso pode (ou não) acontecer que a tela solicite seu e-mail de inscrição ou Registration ID (que aparece no email de confirmação).

2. Ao entrar no curso, é possivel que apareça uma janela de Audioconferência, como indicado na imagem. Escolha a opção “Usar Computador para áudio” na parte inferior da janela.


Se tiver dúvidas, ou para solicitação de inclusão de seu e-mail na lista de convites, escreva para Mirta: cursos@thomsonreuters.com

Nota: Não se fornecem certificados.

Atenciosamente,
Mirta
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Mirta Guglielmoni, MS, MLS
Customer Education Specialist 
Thomson Reuters

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Biblioteca Digital alcança marca de 40 mil teses e dissertações da USP na rede.

Lançada em 28 de junho de 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da USP, aos 12 anos, reúne o maior acervo digital institucional do Brasil, tendo chegado à marca de 40 mil títulos, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Site integra o Catálogo Mundial, que reúne mais de 3 milhões de títulos | Foto: Reprodução.
A BDTD foi criada num contexto mais amplo do Portal de Conhecimento da USP, idealizado pelo então reitor, o professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Naquele momento, foi reunida uma comissão composta por um docente representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, membros do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), da então Comissão Central de Informática (CCI – hoje Superintendência de Tecnologia da Informação) e do Centro de Informática de São Carlos (CISC) para realizar o projeto de acessibilidade aberta a todos interessados, pela internet, do conteúdo completo de toda a produção intelectual da Universidade.

Por meio daquele Portal pretendia-se reunir as diversas bibliotecas digitais da Universidade. Nessa linha, foi criada em 2003 a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP, dentre outras mais recentes.

 

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Vahan Agopyan, a BDTD dá visibilidade mundial ao conhecimento de alto valor agregado produzido pelos programas de pós-graduação da Universidade. Com metodologia adotada por importantes instituições, como MIT, Virginia Tech e Caltech, a BDTD integra o Catálogo Mundial que reúne mais de 3 milhões de títulos no mundo todo e tem sido relevante para que a USP esteja bem posicionada nos diversos ranking mundiais.

Acesse:

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (40 mil títulos disponíveis).

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (220 mil).

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (3 milhões).

Fonte: Portal USP.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Treinamento Portal Periódicos CAPES e Thomson Reuters.

Prezado usuário: Convidamos você para participar dos treinamentos online que serão oferecidos durante o mês de junho de 2013.

Por favor, leia cuidadosamente as seguintes instruções:

Utilizaremos o Sistema Webex.
Requerimentos técnicos:

1) Computador com caixa de som testada com antecedência (durante o curso, coloque o volume no máximo). Se você possuir fone de ouvido, poderá utilizá-lo, mas não é necessário. Você ouvirá a apresentadora, mas enviará seus comentarios apenas pelo chat do sistema.

2) Webex funciona com sistemas operativos e distintos browsers. Detalhes no link: http://www.webex.com.br/support/support-system-requirements.html

3) No dia do curso, ingresse com 5/10 minutos de antecedência . O aplicativo Meeting Center se instalará automaticamente. Se o sistema solicitar, digite a senha indicada na mensagem de confirmação e clique em Join.

Links de Inscrição aos Cursos:

Inscreva-se através dos links. Por favor, escreva seu nome completo e, em seguida, a sua Instituição (Como se fosse a segunda parte de seu sobrenome). Uma vez registrado no curso, você receberá uma mensagem automática (veja exemplo abaixo). Se o link de inscrição não abrir, por favor, copie e cole o endereço direitamente no browser. Verifique se você colou o endereço completo, caso contrário a página dará um erro.

18 de Junho 15:30h – 17:30 (Brasília) Portal Periódicos Capes: Modalidades Buscar periódico, livro, base / Thomson Reuters: Web of Science (caraterísticas básica)

19 de Junho 15:30- 17:30 (Brasília) Portal Periódicos Modalidade Buscar assunto/Meu Espaço / Thomson Reuters: Web of Science (caraterísiticas básicas)

Problemas de acesso ao curso? Ligue para Webex do Brasil : 08008914150

…………………………………………………………………………………………………
1) Ao clicar no link de acesso pode (ou não) acontecer que a tela solicite seu email de inscrição ou Registration ID (que aparece no email de confirmação).

2) Ao entrar no curso, é possivel que apareça uma janela de Audioconferência, como indicado na imagen. Escolha a opção “Usar Computador para áudio” na parte inferior da janela.

Se tiver dúvidas ou para solicitação de inclusão de seu email na lista de convites escreva para Mirta: cursos@thomsonreuters.com

Nota: Não se fornecem certificados

Atenciosamente,
Mirta.
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Mirta Guglielmoni, MS, MLS
Customer Education Specialist
Thomson Reuters.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Treinamentos abertos/Julho 2013‏.


Prezado(a) cliente:

A EBSCO oferece uma semana de treinamentos abertos via Webex todo mês. Estes treinamentos estão destinados a profissionais de saúde, universitários, docentes, pesquisadores, bibliotecários e demais interessados, que utilizam as bases de dados e serviços oferecidos em diversas interfaces.

Cada um dos treinamentos compreenderá uma revisão geral da plataforma, enfatizando as principais características de cada produto, com o objetivo de maximizar o uso e obter os resultados esperados, utilizando técnicas efetivas de busca.

Para registrar-se em um treinamento, clique no seguinte link Treinamentos abertos e selecione o(s) treinamento(s) de interesse. Ao clicar em "Registrar-se", você será levado à página de registro que deverá completar com suas informações, em seguida receberá um email de confirmação com um link direto para o treinamento, que você deverá acessar no dia e horário indicados.

Todos os treinamentos se encontram no horário oficial de Brasília, Brasil, portanto fique atento caso você se encontre em outro país ou estado em que exista diferença no fuso horário. 

Por fim, os treinamentos tem duração de aproximadamente 1 hora, necessitam de um computador com internet e fones de ouvido/caixas de som. O ideal é que o participante ingresse no treinamento pelo menos 5 minutos antes do horário de início do treinamento para configurar seu áudio.

Veja abaixo a nossa agenda:

Segunda-feira, 1 de julho de 2013, às 10:30h

EBSCOhost básico
Este treinamento faz uma revisão dos tópicos básicos para se executar uma busca com sucesso na plataforma. Apresentando a interface EBSCOhost, que é a plataforma de busca de bases de dados da EBSCO, além de apresentar a busca básica, página de resultados e página do resultado, este treinamento tem a intenção de familiarizar o participante com a interface EBSCOhost.

Segunda-feira, 1 de julho de 2013, às 16:00h

EBSCOhost avançado
Este treinamento faz uma revisão dos tópicos avançados para se executar uma busca com sucesso na plataforma. Utilizando a interface EBSCOhost, que é a plataforma de busca de bases de dados da EBSCO, serão apresentadas as: busca avançada e buscas adicionais que estão presentes na interface: como busca no vocabulário controlado, busca por imagens e índice, o objetivo é instruir os participantes sobre buscas mais especializadas em buscadores adicionais que a própria plataforma oferece.

Terça-feira, 2 de julho de 2013, às 10:30h

Meu EBSCOhost
Este treinamento vai falar sobre esta funcionalidade do EBSCOhost, que permite a personalização, customização e uso individualizado da plataforma. O Meu EBSCOhost é a área que, mediante um registro, permite que o usuário guarde e compartilhe diversos documentos. O objetivo deste treinamento é oferecer sugestões de uso para esta funcionalidade, além de indicar dentro da plataforma que tipos de documentos e recursos são guardáveis na área do Meu EBSCOhost.

Terça-feira, 2 de julho de 2013, às 16:00h

eBooks - aquisição
Será apresentada a plataforma ECM (EBSCOhost Collection Manager), bem como suas funcionalidades e perfis. Formas de aquisição e modelos de acesso.

Quarta-feira, 3 de julho de 2013, às 10:30h

EBSCO Discovery Service (EDS)
Este treinamento fará uma revisão geral sobre o serviço de descobrimento EBSCO. Apresentando as principais diferenças e características deste produto. Serão apresentados: a estrutura do EDS, seu conceito básico, suas diferenças com o EBSCOhost e suas principais características.

Quarta-feira, 3 de julho de 2013, às 16:00h

EBSCOhost - administração 
Serão apresentadas as abas da área administrativa da plataforma EBSCOhost, bem como suas funcionalidades. 

Quinta-feira, 4 de julho de 2013, às 10:30h

eBooks - administração 
Serão apresentadas as abas da área administrativa da plataforma EBSCOhost, bem como suas funcionalidades.

Quinta-feira, 4 de julho de 2013, às 16:00h

eBooks - administração e uso 
Este treinamento fará uma introdução sobre eBooks, desde as formas de aquisição e modelos de acesso, até a apresentação deles no EBSCOhost, apresentando como é feito o empréstimo, qual o controle que o usuário final possui e quais dispositivos permitem a leitura.

Sexta-feira, 5 de julho de 2013, às 10:30h

Rehabilitation Reference Center (RRC) 
1 hora de treinamento sobre este recurso focado na equipe de reabilitação. O treinamento inclui: imagens de exercícios, informações para o paciente, orientações sobre doenças, condições do paciente e medicamentos. Além das buscas básica e avançada, será revisada também a pasta pessoal da plataforma. 

Cordialmente,

Equipe de Satisfação do Cliente ** Visite EBSCO Support para consultar recursos adicionais ou obter maiores informações sobre nossos produtos como o EBSCO Discovery Service.

terça-feira, 11 de junho de 2013

FBN lança Edital para divulgação de literatura brasileira no exterior.


A Fundação Biblioteca Nacional lançou esta semana o edital do programa que visa promover a literatura brasileira no exterior com a participação de autores brasileiros em eventos literários no exterior. Podem se candidatar editoras estrangeiras que tenham publicado obras de autores brasileiros (ou que tenham adquirido os direitos para publicação) e instituições estrangeiras que desejem organizar atividades literárias com autores brasileiros ou convidá-los para períodos de residência no exterior. O valor da ajuda financeira é de até US$8.000,0.

Fonte: Publish News.

Unesp compartilha produção acadêmica na internet.


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Editora Unesp acabam de incluir mais 54 livros no acervo da Coleção Propg/FEU Digital. A biblioteca completa conta com 192 obras das mais diversas áreas do conhecimento nas ciências humanas e exatas. O projeto de e.Books começou em 2010 e tem como objetivo democratizar a produção acadêmica, seguindo os passos de grandes instituições de ensino nacionais e internacionais.

Jézio Hernani Gutierre, editor executivo da editora, explica que todos os títulos digitais são assinados por docentes da Unesp e sofrem processo de revisão e edição tão rigoroso quanto as publicações impressas. Até o ano passado, a editora já contabilizou mais de 300 mil downloads das obras. “Esse número, para livros acadêmicos, é muito significativo, mostra interesse. As pessoas não apenas acessam a informação, mas baixam o arquivo inteiro.”

A meta da iniciativa é disponibilizar pelo menos 500 obras em dez anos. Todo o novo lote e parte dos 138 livros que já integravam a coleção estão disponíveis também para impressão sob demanda. Gutierre lembra que os pesquisadores da Universidade Estadual Paulista têm seus trabalhos financiados por dinheiro público e que, portanto, “é justo com a sociedade e academicamente razoável que esse conhecimento seja compartilhado abertamente”.

Livrarias

Segundo dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Brasil apresenta um grande déficit no número desse tipo de estabelecimento. Boa parte está nos grandes centros, em especial nas capitais e regiões metropolitanas. Por volta de 75% das empresas estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, mas mesmo estados como São Paulo e Rio de Janeiro não atingem os índices desejáveis na relação livrarias por habitantes.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) recomenda uma proporção de 10 mil habitantes por livraria, mas dois terços (2/3) dos municípios brasileiros não possuem uma sequer. As obras digitais atingem uma parcela significativa da sociedade que não teria acesso às publicações de outra maneira, dissemina o conhecimento gerado em todo o país e rompe fronteiras.

“A população que não tem acesso às livrarias está desassistida não somente do ponto de vista acadêmico, mas também o próprio prazer da leitura é cerceado”, afirma Gutierre. A Unesp segue uma tendência mundial ao disponibilizar seu acervo na internet. Para ele, além do ganho em acessibilidade, o projeto responde a um anseio social. “É o sonho de todo o autor e editor que a publicação seja lida e o conhecimento não fique enclausurado nem seja reservado para poucas pessoas.”

Para conhecer todos os títulos e os autores que integram a Coleção Propg/FEU Digital, acesse http://bit.ly/ipKHX8

Confira ainda entrevistas em áudio com os autores em http://podcast.unesp.br/perfil. Elas podem ser localizadas pelo título do livro ou pelo nome do autor da obra.

Saiba mais sobre o selo Cultura Acadêmica: http://www.culturaacademica.com.br/

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Biblioteca digital de história natural.

Biodiversity Heritage Library (BHL).
A BHL é um esforço colaborativo das bibliotecas de História Natural e de jardins botânicos para digitalizar seus acervos e disponibilizá-los como uma “biodiversidade global comum”. Em 2009, ela começou a se expandir globalmente, e agora a BHL inclui mais de 53 mil títulos e 102 mil volumes, que podem ser consultados, cobrindo mais de um milhão de espécies. A BHL coleções da série Smithsonian, da Biblioteca Digital Darwin, do Museu Americano de História Natural, em Nova York; da Biblioteca de Orquídeas da Harvard University, e os livros da Academia Chinesa de Ciências. É uma ótima fonte de informação para para textos científicos raros. 

Acervos do museus do Futebol e do Língua Portuguesa disponíveis no Google.

A partir de hoje, 10, arquivos do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa ficam online na plataforma Google Cultural Institute.

A coleção disponibilizada pelo Museu do Futebol é “O Jogo e o Povo – as origens do futebol no Brasil” que relata como o futebol chegou ao Brasil e foi apropriado por diferentes grupos sociais, entre o final do século XIX até os anos 1930. São mais de 30 fotos e quatros vídeos históricos. Entre na página e confira

Já o material do Museu da Língua Portuguesa faz parte da coleção “Uma viagem pela Língua Portuguesa”, com informações sobre a construção da nossa língua, desde 4000 a.C. até o início do século XVI. São mais de 30 documentos e fotos históricas, além de três vídeos. Acesse o link.
 
Fonte: Catraca Livre.

Acervo de Milton Nascimento é disponibilizado na web.

 
Brasília - O Instituto Antonio Carlos Jobim disponibiliza a partir desta terça-feira (21) para visualização e pesquisa o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento em seu site.

Com cerca de 45 mil documentos catalogados e digitalizados, o acervo estará disponível para visualização e pesquisa, sendo possível ver fotos, documentos e vídeos, inclusive ouvir as músicas dos álbuns de Milton.

O Portal do Instituto Antonio Carlos Jobim abriga outros acervos de grandes artistas nacionais. O maestro Tom Jobim, por exemplo, tem 9.435 itens arquivados disponíveis para o público. O site também hospeda a obra de Dorival Caymmi (4.311 itens arquivados), Chico Buarque (5.901 itens arquivados), Gilberto Gil (17.674 itens arquivados), Paulo Moura (em processo de catalogação), e ainda os projetos do arquiteto Lúcio Costa (3.977 itens arquivados).

Todos os acervos estão estruturados e arquivados através do sistema DSpace – software open-source desenvolvido para a catalogação de repositórios digitais.
 
Fonte: EBC.

Um aplicativo que transforma a leitura digital em uma atividade social.

Dotdotdot App reinventa o clube do livro na era da mobilidade.

O aplicativo Dotdotdot imagina seus usuários como um grande grupo de discussão em volta de um livro, focando sua interface em apenas uma função: a leitura, e tudo o que vem com ela.

Instapaper e Readability encontraram sucesso ao focar na necessidade de salvar um artigo online para ler depois, em outro lugar. Porém, essa simplicidade sempre é um pouco atrapalhada pelos anúncios, pelos botões de compartilhar no Facebook e outras distrações que desfocam a leitura.
“Textos se expandem de um meio estático para uma plataforma de conhecimento, que está em constante crescimento.” – Thomas Weyres, Co-Fundador

Isso não é o que acontece no Dotdotdot, novo aplicativo para iOS. Ao invés de duplicar a experiência de ler um livro em uma tela, o app está unindo a conectividade do compartilhamento social para todos os tipos de leitura digital – e-books, textos salvos da web, blogs, revistas digitais, etc. Enquanto isso soa como uma experiência complicada e mais distraída ainda, o sistema está organizando e tentando melhorar o que a leitura online já é.

Dotdotdot é uma ferramenta que torna o ato de ler mais social, através do compartilhamento de textos grifados, notas e comentários com os amigos e sua rede de contatos, transformando suas anotações em documentos organizados e visualmente agradáveis – que inspiram o compartilhamento, a releitura e novas anotações.




O aplicativo escaneia a ponta do dedo do usuário para grifar aquilo que ele indica. E, quando dois amigos estiverem lendo o mesmo livro ou artigo, o serviço irá compartilhar suas reações à leitura um com o outro, em tempo real.

Dotdotdot é gratuito e pode ser baixado aqui.

Fonte: Brainstorm9.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos.


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (4) projeto de lei do Senado (PLS 549/11) que autoriza a dedução no Imposto de Renda dos gastos com aquisição de livros técnicos. A proposta partiu do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e só vale para pessoas físicas. Além disso, os livros têm que abordar assuntos específicos da área de atuação do profissional.

Também estão incluídos no projeto os livros didáticos, inclusive os comprados pelo contribuinte para os dependentes dele.

O senador Randolfe Rodrigues chamou atenção para o preço elevado das publicações técnicas e didáticas no Brasil, o que, na opinião dele, limita o acesso das pessoas ao conhecimento e à cultura.

O PLS 549/2011 já havia sido aprovado pela Comissão de Educação, onde recebeu duas emendas de redação. O relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), deu parecer favorável a essas duas emendas. Com a aprovação em caráter terminativo na CAE, a proposta não precisa ser votado no Plenário do Senado, para seguir à Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Unicamp lança portal com conteúdo aberto.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lança hoje um portal com 50 vídeos, 300 animações e mais de mil imagens de acesso gratuito. O material, preparado por professores e técnicos da instituição, cobre as Ciências Exatas, Humanas e Biológicas. O conteúdo está disponível no endereço www.ggte.unicamp.br/e-unicamp/public
 
Segundo Vera Solferini, responsável pelo projeto, o objetivo é divulgar a produção da universidade para um público mais amplo. "Várias disciplinas têm conteúdos muito interessantes, que estavam em sites pessoais, blogs ou endereços de acesso restrito", diz. Ela espera aumentar o banco de itens constantemente. "Queremos ajudar professores a preparar aulas e alunos a estudar." 
 
Fonte: Estadão.

Cursos Online ProQuest e RefWorks – Junho 2013.

Inscreva-se para os cursos online da ProQuest e RefWorks no mês de junho.

Nossos cursos online são gratuitos e abertos a todos os interessados. Aumente seus conhecimentos sobre bases de dados de pesquisa acadêmica e livros eletrônicos, e divulgue essa oportunidade para os colegas, professores e alunos de sua instituição.

Periodicals Index Online / Periodicals Archive Online
Terça-feira, 11 de junho, 11h

Clique aqui para se registrar

Periodicals Index Online é uma base de dados referencial contendo mais de 6.000 periódicos publicados desde 1665, nas áreas de artes, humanidades e ciências sociais, e se integra à base Periodicals Archive Online, que dá acesso a coleções retrospectivas digitalizadas de centenas de periódicos nestas mesmas áreas.

Minha Pesquisa na plataforma ProQuest
Quinta-feira, 13 de junho, 15h

Clique aqui para se registrar

Ter uma conta Minha Pesquisa na plataforma ProQuest lhe permite usar esse poderoso recurso para armazenar e organizar estratégias de busca e referências, criar e gerenciar alertas de e-mail, RSS feeds, tags e listas compartilhadas.

Historical Newspapers
Terça-feira, 18 de junho, 14h

Clique aqui para se registrar

ProQuest Historical Newspapers é a mais completa coleção de jornais históricos do mundo, incluindo texto completo e imagens de cada edição de títulos importantes como New York Times, Wall Street Journal, Washington Post e The Guardian, publicados a partir do século XVIII.

Pivot para Docentes, Pesquisadores e Staff
Quinta-feira, 20 de junho, 15h

Clique aqui para se registrar

COS-Pivot é uma ferramenta para descobrir oportunidades de financiamento e colaboração para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, com uma interface intuitiva projetada para docentes, pesquisadores, funcionários e estudantes de pós-graduação.

Atenção: Ao realizar sua inscrição, você receberá uma mensagem com as instruções para assistir ao curso, incluindo a senha de acesso. Caso não receba o e-mail de confirmação em até 24 horas, verifique sua caixa de spam, ou entre em contato conosco.

Para ver a lista completa de cursos, registrar-se ou assistir a cursos anteriores gravados, consulte nossa página: www.proquest.com/go/webinars.

Agradecemos seu interesse pela ProQuest e RefWorks!

Andréa Gonçalves, Especialista em Treinamento - América Latina (andrea.goncalves@proquest.com).

Conheça o Livrorama, site de publicação de livros sob demanda.

Você tem um livro para publicar? Considere utilizar o site Livrorama, um serviço gratuito de autopublicação de livros em formato impresso e digital.

O Livrorama trabalha com o modelo de impressão sob demanda, no qual as cópias de um livro somente são impressas após a compra pelo leitor. Não há tiragem mínima, de modo que é possível imprimir um único exemplar, ou quantidades maiores, conforme o número de pedidos. Isso tem vários benefícios, pois democratiza a publicação de livros e garante que o livro nunca estará esgotado. Além disso, é um modelo ecologicamente correto, já que os livros são impressos de acordo com a demanda, evitando impressões em quantidade superior a necessária.

A publicação do livro é bem simples. O interessado cria gratuitamente uma conta e cadastra seu livro no site, seguindo padrões predeterminados (tamanho A5, formato PDF). Para facilitar mais ainda o processo, também estão disponíveis várias fontes, e diversos modelos de capas, para autores que ainda não tenham sua própria capa agregarem valor ao livro.

Feito isso, o livro fica disponível para compra pelo público. A margem de lucro das vendas é definida pelo próprio autor, que já conhece de antemão o valor final de cada unidade de seu livro, automaticamente. O Livrorama ainda dispõe de um sistema de relatórios que permite ao autor acompanhar a evolução das vendas em tempo real, garantindo transparência ao processo.

Para experimentar o serviço, visite o Livrorama e cadastre-se: www.livrorama.com.br.
 

Portal vai reunir pesquisas científicas na área de saúde.

Brasília – Pesquisas brasileiras na área de saúde ganham hoje (21) o portal Lógicos para reforçar a divulgação dos trabalhos. O objetivo é dar mais visibilidade à produção científica relacionada à saúde a partir de uma proposta multimídia, com a publicação de matérias e entrevistas em diversos formatos – áudio, vídeo e textos – que poderão ser compartilhados de forma gratuita. O portal será lançado às 15h, no auditório interno da Fiocruz Brasília.

Mais de 3 mil projetos de pesquisa, financiados pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis para consulta no Pesquisa Saúde, ferramenta eletrônica desenvolvida pela pasta, que permite ao usuário encontrar informações relacionadas aos trabalhos científicos ou temas de interesse, a partir de diversos critérios de busca: número de projetos e recursos investidos por ano, região, modalidade de fomento, edital, instituição, entre outros.

O Lógicos tem informações sobre projetos de pesquisa apoiados pelo Ministério da Saúde desde 2002, com a colaboração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Agência Brasileira de Inovação (Finep), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de fundações de Amparo à Pesquisa, secretarias estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia.

Fonte: EBC.

Comissão aprova disseminação de produção científica e tecnológica pela internet.

Proposta aprovada hoje estabelece que universidades, faculdades, centros de ensino superior e entidades de pesquisa disponibilizem o inteiro teor da produção técnico-científica

As instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, poderão ser obrigadas a disponibilizar acesso, pela internet, à produção técnico-científica financiada com recursos públicos. A medida está prevista em projeto aprovado nesta terça-feira (28) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que segue para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A proposta (PLS 387/2011) estabelece que universidades, faculdades, institutos e centros de ensino superior, bem como entidades de pesquisa, sejam públicos ou privados, devam manter em repositórios de livre acesso, pela internet, o inteiro teor da produção técnico-científica resultante de pesquisas realizadas com recursos públicos.

Esse apoio financeiro oficial pode ser do governo federal ou dos governos estaduais e municipais e se refere tanto a financiamentos diretos, para aquisição de equipamentos, por exemplo, como ao uso de instalações públicas e pagamentos de salários.

Para o autor do projeto, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os depósitos digitais de livre acesso reforçam o papel das instituições de ensino superior e de pesquisa de "servir à sociedade e promover o conhecimento científico e a difusão cultural". Favorável ao texto, o relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), observa que a disseminação virtual do conhecimento científico já é uma prática dos países mais desenvolvidos.

Sigilo

No caso de produção técnico-científica ou artigo protegidos por contrato de direito de propriedade intelectual, que contenham invenções passíveis de patenteamento ou que tratem de assuntos de segurança nacional, será exigida a divulgação apenas da descrição da produção. No entanto, terminado o prazo de proteção, a instituição será obrigada a divulgar o inteiro teor dos trabalhos.

O projeto determina ainda que o repasse de recursos às instituições deverá ser condicionado à criação de repositórios para livre acesso à produção científica e tecnológica. Prevê também que o governo federal será responsável pela integração desses bancos de informações e fornecerá orientação técnica às instituições de ensino superior e de pesquisa para manutenção do sistema.

Fonte: Jornal da Ciência.