As servidoras Maria Elvira Rodrigues Coelho, arquivista do Instituto de Geociências, e Elisangela Silva Costa, bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, tiveram um artigo aceito para ser apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, que será realizado na cidade de Florianópolis, entre os dias 7 e 10 de julho de 2013. As duas servidoras são, respectivamente, autora e coautora do trabalho intitulado Centro de memória digital das geociências /UFPA- promove a informação e disponibiliza no website, faz parte da área temática Tecnologias de informação e comunicação – um passo à frente.
O artigo descreve a experiência do Centro de Memória do Instituto de Geociências (Cemig) da UFPA, projeto vinculado ao Instituto de Geociências, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex). O trabalho apresenta o website do Cemig, abordando seus diversos links.
Reconstruindo a Memória - De acordo com as servidoras, constata-se que o projeto está, gradativamente, reconstruindo a memória das Geociências no Pará e ganhando reconhecimento perante a comunidade interna e externa à UFPA, prova disto são as diversas matérias jornalísticas locais sobre o Cemig.
Outro trabalho aprovado intitula-se A utilização de uma cartilha em formato de mangá para a otimização do uso da biblioteca escolar Ana Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas (EEEGM Dr. Freitas), o qual tem como autora a bibliotecária Elisangela Silva Costa.
Congresso - O evento, que tem como tema central “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação”, oportunizará a reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos e seus impactos sobre o fazer do profissional e sobre a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação, com um programa científico bastante intenso e atual.
O evento contemplará a realização de conferências, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, workshops, eventos simultâneos. Atividades que darão a oportunidade das servidoras de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das bibliotecas, da informação e dos usuários, e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação.
É a quarta vez que são aceitos e aprovados, em eventos nacionais, trabalhos que envolvem a área do conhecimento arquivologia, em que o campo interdisciplinar prevalece. De acordo com as servidoras selecionadas, é preciso estar atualizado com a plataforma tecnológica existente e com os sites institucionais, acadêmicos e governamentais, disponíveis na internet, bem como conhecer os princípios da moderna administração da instituição em que se atua como profissional.
Fonte: Portal da UFPA.