terça-feira, 11 de junho de 2013

Unesp compartilha produção acadêmica na internet.


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Editora Unesp acabam de incluir mais 54 livros no acervo da Coleção Propg/FEU Digital. A biblioteca completa conta com 192 obras das mais diversas áreas do conhecimento nas ciências humanas e exatas. O projeto de e.Books começou em 2010 e tem como objetivo democratizar a produção acadêmica, seguindo os passos de grandes instituições de ensino nacionais e internacionais.

Jézio Hernani Gutierre, editor executivo da editora, explica que todos os títulos digitais são assinados por docentes da Unesp e sofrem processo de revisão e edição tão rigoroso quanto as publicações impressas. Até o ano passado, a editora já contabilizou mais de 300 mil downloads das obras. “Esse número, para livros acadêmicos, é muito significativo, mostra interesse. As pessoas não apenas acessam a informação, mas baixam o arquivo inteiro.”

A meta da iniciativa é disponibilizar pelo menos 500 obras em dez anos. Todo o novo lote e parte dos 138 livros que já integravam a coleção estão disponíveis também para impressão sob demanda. Gutierre lembra que os pesquisadores da Universidade Estadual Paulista têm seus trabalhos financiados por dinheiro público e que, portanto, “é justo com a sociedade e academicamente razoável que esse conhecimento seja compartilhado abertamente”.

Livrarias

Segundo dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Brasil apresenta um grande déficit no número desse tipo de estabelecimento. Boa parte está nos grandes centros, em especial nas capitais e regiões metropolitanas. Por volta de 75% das empresas estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, mas mesmo estados como São Paulo e Rio de Janeiro não atingem os índices desejáveis na relação livrarias por habitantes.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) recomenda uma proporção de 10 mil habitantes por livraria, mas dois terços (2/3) dos municípios brasileiros não possuem uma sequer. As obras digitais atingem uma parcela significativa da sociedade que não teria acesso às publicações de outra maneira, dissemina o conhecimento gerado em todo o país e rompe fronteiras.

“A população que não tem acesso às livrarias está desassistida não somente do ponto de vista acadêmico, mas também o próprio prazer da leitura é cerceado”, afirma Gutierre. A Unesp segue uma tendência mundial ao disponibilizar seu acervo na internet. Para ele, além do ganho em acessibilidade, o projeto responde a um anseio social. “É o sonho de todo o autor e editor que a publicação seja lida e o conhecimento não fique enclausurado nem seja reservado para poucas pessoas.”

Para conhecer todos os títulos e os autores que integram a Coleção Propg/FEU Digital, acesse http://bit.ly/ipKHX8

Confira ainda entrevistas em áudio com os autores em http://podcast.unesp.br/perfil. Elas podem ser localizadas pelo título do livro ou pelo nome do autor da obra.

Saiba mais sobre o selo Cultura Acadêmica: http://www.culturaacademica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário