quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Biblioteca Central comemora 50 anos.

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemorou meio século de existência nesta quarta-feira, 19. A unidade é um marco na história da Universidade e, atualmente, consolida-se como um espaço que contém um dos maiores acervos bibliográficos do Norte. Referência regional e nacional na área de bibliotecas universitárias, a BC sempre procurou aliar eficiência e modernidade na sua trajetória.

Em uma sessão discreta, a BC foi homenageada com a presença do reitor Carlos Maneschy, dos pró-reitores Emmanuel Tourinho (Propesp) e Edson Ortiz (Proad), da diretora da Biblioteca Central, Graça Pena, e de convidados especiais, como professor Alcyr Meira, autor do projeto do prédio que abriga a BC. Foram lembrados, ainda, nomes importantes que passaram pela Instituição: João Paulo Mendes, Arnaldo Correa Prado Junior, Benedito Nunes, Clodoaldo Beckmann, José Maria Sales, Armando Mendes. Professores do curso de Biblioteconomia e bibliotecários aposentados. A solenidade também contou com a presença da comunidade universitária, de professores, técnicos e discentes.



Em pronunciamento, o reitor lembrou que a ocasião deve celebrar a passagem de muitos que contribuíram para o engrandecimento da BC nesses 50 anos e lembrar que os que fazem parte do momento atual da Biblioteca, a partir do que já foi feito , devem pensar em um trabalho efetivo que desenvolva as potencialidades do espaço para as próximas gerações. “A história da Biblioteca Central se confunde com a própria história da UFPA. Hoje, essa unidade faz parte desse contexto em que as novas tecnologias da informação são instrumentos fundamentais para a produção e difusão do conhecimento”, ressalta.

Aperfeiçoamento dos serviços - Na ocasião, foi apresentado o novo site da BC com os serviços e produtos, com destaque para o Repositório Institucional (RI); a coleção de e-bookcom 80 mil títulos disponíveis; o sistema de geração de ficha catalográfica online e o Manual de Normalização de Publicações Acadêmicas. Os RIs são serviços de informação científica que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar, amplamente, os resultados de estudos de instituições de ensino e pesquisa, utilizando programas de computador. “O RIUFPA ocupa o 8º lugar no ranking nacional de repositórios”, comenta Graça. O novo sítio com designmoderno e dinâmico logo estará disponível para os usuários.



História – A BC foi fundada em 1962, e o primeiro diretor foi o professor doutor Clodoaldo Beckmann. A unidade funcionou provisoriamente, até 1972, em espaço fora da Universidade. Com o Campus Universitário levantado e consolidado, em 1972, a unidade foi transferida para o Campus Universitário, no bairro Guamá, estabelecendo-se no seu prédio definitivo. O espaço só recebeu o nome oficial de Biblioteca Central no dia 14 de fevereiro de 1975.

Atualmente, a Biblioteca Central é coordenadora do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPA, composto por 33 bibliotecas que atendem aos institutos, aos núcleos, às unidades acadêmicas especiais (hospitais e Escola de Aplicação) e aos campi do interior. A Biblioteca Central realiza, em média, 2.500 atendimentos diários. Quando se trata de inovação, tem sido pioneira na Região Norte ao implantar recursos modernos como o Software Pergamume o sistema eletromagnético antifurto de acervo.



Para Graça Pena, a importância da Biblioteca Central é inegável. “Não existe uma universidade sem bibliotecas acadêmicas, elas têm a missão de prover e distribuir a informação, de complementar a formação profissional e dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e muito mais”, avalia.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira e Alexandre Moraes

Fonte: Portal UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário