quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Portal Saiba Mais Sobre Biotecnologia ensina genética para estudantes e curiosos.

O Portal Saiba Mais sobre Biotecnologia oferece aulas gratuitas e conteúdo relevante sobre genética, transgênicos e biotecnologia. O material é didático e atinge o público geral, leigo ou não, estudantes, curiosos e interessados no assunto.

“A Genética é um assunto fascinante e aparece no quotidiano, seja através de matérias da mídia ou discussões, ou mesmo pela simples observação da diversidade da natureza e entre indivíduos, aguçando a curiosidade das pessoas, comenta o Prof. Samuel Goldenberg, Presidente da Sociedade Brasileira de Genética.”

No portal, os interessados que se inscreverem terão acesso a diversos conteúdos e poderão ter uma boa base em todos os assuntos.

A Genética está mais perto do que se imagina – muito além dos livros e matérias complicadas

Você sabia que filhos de pais “não-ruivos” podem ser ruivos?

Uma pessoa ruiva apresenta essa tonalidade dos cabelos graças a uma mutação genética. A ocorrência do rutilismo, característica genética responsável pela ocorrência de cabelos e pelos ruivos, dá-se por uma mutação genética no receptor melancortina-1 (MC1R), responsável pela produção da melanina. A alteração do gene faz com que seja produzida uma menor quantidade de eulamina (responsável pela coloração marrom ou preta) e uma quantidade elevada de feomelanina (cor vermelha ou alaranjada).

É possível que uma pessoa morena ou mesmo loira tenha o gene do rutilismo. Por se tratar de uma característica recessiva, um ruivo necessita ter ambos os genes recessivos. Sendo assim, pais “não-ruivos”, mas portadores do gene, podem gerar filhos ruivos.

“Dormir demais” pode ter causas genéticas

Longas noites de sono podem ser um sinal de que há algo errado com o “dorminhoco”, mas nem sempre são. Pessoas saudáveis que sentem necessidade de uma grande quantidade horas de sono podem ter características genéticas que as fazem precisar dormir mais do que outras. Causas genéticas representam 50% dos fatores que fazem as pessoas terem mais ou menos sono, enquanto os outros 50% se referem ao estilo de vida (prática de esportes, stress, alimentação, entre outros).

DNA pode ser identificado até 1 hora após o beijo

Um estudo realizado na Eslováquia convidou 12 casais a se beijarem por cerca de 2 minutos. Em seguida, foram recolhidas amostras de saliva das mulheres em intervalos de 5, 10, 30 e 60 minutos. Os resultados mostram que o DNA masculino estava presente e podia ser detectado até uma hora depois do beijo. Os resultados ajudam a demonstrar que é possível usar estes testes em prol da justiça e, possivelmente, poderá ser útil na investigação de delitos sexuais, e identificação de culpados.

Celulite tem causas genéticas

Alimentos muito gordurosos são motivos clássicos para o surgimento de celulites, mas especialistas afirmam que a herança genética pesa ainda mais. Dentre as características que podem ser herdadas está a produção de hormônios e hábitos alimentares, cruciais para o aparecimento ou não da celulite. No entanto, deve-se aproveitar da herança genética e cuidar do corpo para não desenvolvê-la, pois uma pessoa com pouca tendência, mas que tenha hábitos alimentares ruins e vida sedentária, pode apresentar o quadro da mesma forma.

SBG tem portal educativo sobre biotecnologia

Para aprender mais sobre alimentos biofortificados, animais, células-tronco, genética e biotecnologia e suas aplicações no presente e possibilidades no futuro, a SBG lançou o portal Saiba Mais Sobre Biotecnologia, com conteúdo online gratuito para estudantes, professores e àqueles que tiverem interesse e curiosidade em entender melhor o que é e quais são as aplicações possíveis para a manipulação genética.

O portal, que é uma importante ferramenta de apoio a estudantes e professores de Ensino Médio, cursinhos e universidades, é dividido em cinco áreas: biotecnologia, vegetais transgênicos, animais transgênicos, terapia gênica e células-tronco.

Qualquer um pode se inscrever. Basta acessar o site, cadastrar-se e começar a estudar. Acesse: http://saibamaisbiotec.com.br

Sobre a SBG

A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) reúne, desde 1955, geneticistas brasileiros e todas as pessoas interessadas em assuntos relacionados à genética. É filiada à Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e à International Genetics Federation (Federação Internacional de Genética). A SBG tem atualmente 1287 associados, entre professores, pesquisadores e profissionais ligados à centros de pesquisa, universidades, fundações e empresas. A entidade publica livros e edita duas revistas, assinadas pela elite da genética brasileira: Genetics and Molecular Biology, publicação científica internacional, e a Genética na Escola, voltada para professores de Ensino Médio e Superior. Para mais informações, acesse o site da SBG, inscreva-se e confira as novidades: www.sbg.org.br/
 
Fonte: SEGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário